terça-feira, 19 de agosto de 2008

O texto humorístico - As piadas

As piadas veiculam uma visão sintetizada dos problemas sociais, podem ser compreendidas por interlocutores não especializados, manifestam cultura e ideologias, e funcionam na base de estereótipos. Por exemplo, nas piadas o Judeu só pensa em dinheiro; o português é "burro"; o baiano, preguiçoso... Seus temas são controversos: sexo, política, racismo, instituições, morte, "defeitos físicos"...


Este gênero costuma acionar mais de um mecanismo lingüístico: o conhecimento prévio de um outro texto, a identificação das unidades distintivas mínimas ( nível fonológico), a palavra ( nível lexical), a formação dos vocábulos( nível morfológico), a construção das frases (nível sintático), a significação das palavras ( nível semântico) e a as formas lingüísticas idênticas(dêixis).


Como afirma Possenti, as piadas são,de fato, um tipo de material altamente interessante...


Por algumas vezes fiz uso deste gênero, quando estava lotada no CEF 20, trabalhando com a Parte Diversificada e acabei me surpreendendo com a aceitabilidade deste gênero e com a facilidade que os alunos têm de produzi-los.

Um comentário:

Dioney disse...

Lenita,
O gênero em questão é riquíssimo mesmo. Você está coberta de razão. É possível trabalhar questões textuais e, sobretudo, extratextuais, discursivas. Por meio de piadas, podemos mostrar aos alunos como um texto se constrói física e ideolocamente.
Quando montar alguma atividade desse tipo, me envie por favor.
Um grande abraço e sucesso!