segunda-feira, 16 de junho de 2008

Português Materno X Português Padrão


Desde que o Dioney lançou um desafio para nossa turma, acerca do Português Materno X Português Padrão, fiquei inquieta. Qual o grande desafio? "Mexer" com os cursistas propondo o ensino do português padrão como uma segunda língua, considerando-se que o português materno ou a Língua Brasileira seja, de fato, a primeira língua que aprendemos e carrega a nossa identidade. O português padrão não existe em nenhuma comunidade de fala no Brasil, é uma língua formal. O nosso desafio é este: criar uma nova perspectiva de trabalho.

"Tomara que este curso promova uma mudança bastante significativa na SEDF ."

Letramento Digital

Estamos diante de um desafio pedagógico: "letrar digitalmente uma geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação" , Antonio Carlos dos S. Xavier. Às vezes, partimos do princípio de que o nosso aluno já sabe usar a internet, que já passou pelo letramento digital. Mas a escola pode e deve ensinar este aluno a utilizar este meio de comunicação como um instrumento de apredizagens. Assim não ouviremos mais comentários que acabam nos ferindo, mas que nos trazem para a realidade de que enquanto não mudarmos, estaremos de fato, na idade da pedra e, conseqüentemente, "lascados".

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Encontros na Eape


A equipe da Eape representada pelas professoras Susley, Eliana e Lúcia tem me permitido fazer uma nova leitura do meu papel, enquanto professora de Língua Portuguesa. Tenho recebido um suporte valioso para os encontros com os cursistas. Apesar da distância e do trânsito, é sempre muito agradável estar na EAPE.

Ontem, dia 04/06/08, estudamos sobre "O papel da fonética e da fonologia no ensino da Língua Portuguesa" , com a profª Liliane (Mestre em Lingüistica_ que trabalha no CTN ), a partir do texto de Miriam Lemle. Este encontro enriqueceu muitíssimo alguns conhecimenos... A tarde, lemos textos produzidos por alunos do 1º ano e assistimos a um vídeo com propostas de intervenções. Ainda conseguimos discutir sobre como encaminhar o trabalho com o portfólio que avaliará os cursistas. Porém, acredito que ainda falaremos muito sobre isto! Recebemos material bastante instrutivo: "Uma reflexão sobre as normas ortográficas", de Artur G. de Morais.

Unb- 30/05/08


Inicialmente, estudamos com a Ana Dilma (Oralidade, Monitoramento da fala, Possibilidades de atividades ...). Depois, a Rita trabalhou "Gêneros e tipos textuais", a partir de Marcuschi que teoriza sobre o tema. Nos gêneros textuais predominam os critérios de padrões comunicativos, ações, propósitos e inserção sócio-histórica. Constroem a estrutura comunicativa em nossa sociedade (carta, receita, telefonema- "é considerado um gênero que envolve vários tipos", resumo, história em quadrinhos, bula de remédio...) O tipo textual tem a ver com a seqüenciação de enunciados, um modo retórico (narração, argumentação, exposição, descrição, injunção). Sugestão de filme: "Escritores da liberdade". Foi muito bom estar na UNB neste dia! Encontro enriquecedor! Aproveitamos a ocasião para algumas fotos .