quinta-feira, 29 de maio de 2008

Formação na UNB


Nos encontramos quinzenalmente na UNB com os tutores de Brasília e Municípios para aprofundamento teórico, a fim de sistematizarmos os conhecimentos que serão socializados com os cursistas nos encontros semanais. Rita, Antônio( março/abril), Dioney e agora, também , a Ana Dilma são responsáveis por nossa formação. Este Blog servirá p/ avaliar nossas percepções a respeito deste curso. Em Ceilândia, os cursistas do Módulo 2 estão bastante motivados e interessados na proposta deste curso de formação continuada. Muitos comentam que precisavam repensar sua prática pedagógica. Estamos ansiosos para socializar com os colegas o que os cursistas já estão desenvolvendo em sala de aula ou no atendimento aos alunos...

JONAS RIBEIRO e ANDRÉ NEVES _ O Grande Encontro


Ontem, dia 27/05, a equipe da Eape, nós tutores e os cursistas dos Módulos I e II das 14 Regionais do DF comparecemos ao Templo da "Sara Nossa Terra", no Sudeste para uma prosa com o (Jonas Ribeiro) e o ilustrador (André Neves) que nos proporcionaram um shoW de talento e sensibilidade encenando/contando histórias/declamando poesias. São apaixonados pelo que fazem e demonstram gratidão por valorizarmos seus livros. Jonas disse"Hoje, a literatura traz amigos, traz amores, dinheiro, alegria de viver." O grupo teatral "Vagalume" encenou algumas das histórias destes autores... Foi um momento muito especial!!!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

6º Encontro

Abrimos este encontro com uma resenha eletrônica: "Janela indiscreta". Refletimos sobre as relações entre linguagem e sociedade, por meio do conceito de Variação Linguística, com estudo temático em grupos e plenária.
Como estámos próximos ao Dia das Mães, o cursista Hélio "Turma B" nos homenageou com este poema:
Ter Mãe
É vivenciar o céu de Deus entre os filhos na terra!
É ser rosa no transpirar, pois o seu corpo para nós é sagrado e tua presença segurança.
É ser cada ser, porque cada um de nós é um pedacinho de ti.
É ser a representação do amor que nos induz à paz, à felicidade, ao sucesso.
Deus quer que sejamos felizes e para issso deixou para todos Sua Essência Divina transplantada no manancial de pureza que chamamos e que amamos: mãe!

Heu!!!

(Hélio Albédio B. Costa)

4° e 5º Encontros no CEP


Quanta profundidade nestes cursistas! A cada encontro temos podido conhecer um pouco mais da trajetória de cada um e nos emocionamos com o que contam a seu respeito.


Analisamos o papel do Livro Didático na organização do trabalho pedagógico e fizemos estudos sobre a complexa relação entre Linguagem e Sociedade, a partir do conceito de Variação Linguística. Usamos os Poemas Enlatados que nos foram apresentados pela carinhosa e dedicada equipe da EAPE. Só pra ter um gostinho do que curtimos...


"Deixa o teu corpo entender-se com o outro corpo.


Porque os corpos se entendem, mas as almas não."


(Manuel Bandeira)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

3º Encontro no CEP

Neste encontro refletimos sobre o que se entende por Texto, Linguagem e Interação a fim de percebermos a relação entre eles e o que esses conceitos representam nas práticas pedagógicas de Lingua Portuguesa. Realizamos a dinâmica "Eu complemento você", após assistirmos o vídeo da Adriana Calcanhoto cantando "Fico assim sem você".
Fomos bastante enriquecidos na percepção de que o outro me completa, me traz leituras diferenciadas do mundo ....
"Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim sem você."

2º Encontro com os Cursistas

O 2º Encontro com os cursistas do 3º e 4º Ciclos foi no CEP. O que "rolou"? Fizemos uma dinâmica a fim de saber quais as expectativas dos professores em relação ao curso "Alfabetização e Linguagem". Ficamos felizes com o resultado, porque o grupo espera que este seja um momento de socializar experiências e, também, "transformar" a sua prática pedagógica. Apresentamos o curso, distribuímos o Cronograma das Atividades do Cform e o caderno de registro.

AULA INAUGURAL

Em Ceilândia somos em torno de doze tutores trabalhando no CForm com Educação Inclusiva, BIA, Educação Infantil e 3º e 4º ciclos - Língua Portuguesa.
A nossa Aula Inaugural foi na FAJESU, onde reunimos todos os tutores e cursistas de Ceilândia e Brazlândia. A execução do Hino Nacional Brasileiro foi acompanhada por uma professora de Libras. O prof. Alessandro Eloy Braga (FAJESU) nos proporcionou um momento de relaxamento cantando MPB e recitando algumas de suas poesias. Em seguida, a Profª Mª Madalena Torres, Mestra em Tecnologia da Educação palestrou sobre "Letramento". Apresentamos todos os tutores de Ceilândia e o curso "Alfabetização e Linguagem" neste evento de boas-vindas aos cursistas.